Pré-Escola

Crianças de 3 a 5 anos, no turno vespertino

Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico
Histórico

O currículo é composto pelas seguintes áreas:

Apropriação da Leitura e Escrita

O trabalho de Língua Portuguesa desenvolvido no Espaço Verde parte do princípio que as crianças já possuem experiências com a língua falada e trabalha a partir da oralidade, ampliando-lhes a capacidade de ouvirem, falarem e expressarem-se.

Partimos da precoce capacidade de ler e escrever das crianças para desenvolver o trabalho, certos de que: aprende-se a ler, lendo e aprende-se a escrever, escrevendo. Inicialmente, a criança escreve do jeito dela. É importante incentivá-la a escrever espontaneamente, mesmo que ainda de forma não convencional.

Roda da Matemática

O ensino da Matemática desenvolve a construção do pensamento lógico e da capacidade dedutiva das crianças.

A lógica dedutiva, a prática de enriquecimento de problemas e a linguagem matemática são poderosos instrumentos de compreensão da realidade. Portanto, é através de seu uso funcional e social, que a matemática se torna possível.

Roda de Experiências

Os projetos trabalhados em sala visam trazer à tona temas de Ciências Sociais e Naturais.

Mais do que saber informações sobre determinados assuntos, é preciso que as crianças sejam estimuladas a verbalizar suas ideias e se disponham a pensar sobre fenômenos e acontecimentos que as rodeiam. Desta forma, as crianças são incentivadas a pesquisarem sempre.

Inglês

Inserir no currículo uma segunda língua é sempre enriquecedor para o aluno. O objetivo da iniciação da Língua Inglesa no Espaço Verde é que as crianças se familiarizem e tomem gosto pela mesma. As turmas de G2 contam com uma aula semanal e a partir do G3 já é inserido duas aulas semanais de Inglês com uma professora especialista.

Música

A Música é uma linguagem universal e nada melhor do que ela para proporcionar desenvolvimento às crianças. O intuito é trabalhar a iniciação musical, através de encontros semanais planejados com um professor. Sons, instrumentos e vários outros estímulos são oferecidos às crianças, que apuram os sentidos auditivos .

Movimento – Psicomotricidade e Natação

No Espaço Verde, a psicomotricidade é desenvolvida cotidianamente, de modo a proporcionar à criança consciência de seu próprio corpo, assim como domínio deste. Não de forma mecânica, mas através de brincadeiras, jogos, danças e atividades esportivas, a Escola possibilita-lhe a apropriação corporal para que possa agir com cada vez mais intencionalidade.

A Natação, proporcionada dentro do currículo acontecem para os grupos G3, G4 e G5, sob a orientação de profissional de Educação Física. A piscina é aquecida e em ambiente fechado.

Artes

Partindo da concepção da Arte como uma linguagem, no Espaço Verde, trabalha-se em três vertentes: apreciação, reflexão e criação.

Assim, valorizamos a expressão singular do aluno, desenvolvendo sua percepção visual e sua imaginação criadora. Apresentando boas Obras de Arte, possibilitamos às crianças ampliarem o repertório de leitura e construção de imagens, o que repercute em suas próprias criações.